DIETAS RESTRITIVAS LEVAM À PERDA DE PESO, PORÉM ISSO NÃO ACONTECE DE MANEIRA SAUDÁVEL

Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem que conseguiram diminuir vários quilos após uma dieta em que apenas um determinado grupo de alimentos podia ser ingerido. Essas dietas, também chamadas de dietas restritivas, frequentemente viram “moda” entre as mulheres e homens, que muitas vezes arriscam sua saúde para conseguir o peso que tanto desejam.

Apesar das dietas restritivas levarem à perda de peso, isso não acontece de maneira saudável. O que se nota, na maioria dos casos, é que a perda de peso é decorrente da perda de massa muscular, e não de gordura, além da perda de água. Isso ocorre porque, muitas vezes, existe uma carência nutricional muito grande no corpo das pessoas que adotam essa prática.

Além da perda de peso, é comum que pessoas que aderem a essas dietas apresentem queda de cabelo, unhas frágeis e pele ressecada. Além disso, problemas como dificuldade para dormir, dores de cabeça, desmaios, irritabilidade, cansaço, tontura, alterações no ciclo menstrual e anemia podem surgir. 

Em dietas em que se reduz muito as calorias, observam-se frequentemente o aparecimento de gota, diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, desenvolvimento de cálculo biliar e o surgimento de doenças cardiovasculares.

Para perder peso de maneira adequada, é necessário adquirir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. É fundamental destacarmos que, para orientação a respeito de uma dieta adequada para a perda de peso, o nutricionista deverá ser consultado.

Esse profissional indicará uma mudança nos hábitos alimentares e, com isso, conseguirá que haja uma perda de peso saudável e a manutenção dos resultados obtidos. Além dessas recomendações, especialistas afirmam que dormir bem também auxilia na perda de peso