FIBRAS ALIMENTARES TRAZEM DIVERSOS BENEFÍCIOS

As fibras alimentares podem ser definidas como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e absorção no intestino. Ou seja, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida.

Além de não fornecerem calorias, diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada. Como em geral são encontradas em alimentos de baixo teor calórico, como frutas e verduras, automaticamente ao optar por uma alimentação rica em fibras, o consumo de calorias será reduzido.

As fibras também têm o poder de regular o trânsito intestinal. Mas para isso é necessária a ingestão suficiente de água. As chamadas fibras insolúveis, encontradas nos pães integrais, cereais, cenouras, couve e na casca da maçã, aumentam o trânsito intestinal, diminuindo a constipação.

Já as fibras solúveis, que têm como fonte a aveia, farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, maçãs e framboesas, diminuem o trânsito intestinal, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas que têm o intestino solto e frequentes diarreias. E ainda essas fibras têm efeito positivo sobre a mucosa e a microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias benéficas, que são essenciais para proteger esse órgão contra infecções.

Do: Sociedade Brasileira de Diabetes
Por: Tarcila Ferraz de Campos
Fotos: Istock
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em:
https://www.diabetes.org.br/publico/conhecendo-nutrientes/1505-importancia-das-fibras-na-alimentacao | Acesso em: 11/05/2019 às 15h02.